quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 de Janeiro - Santo Aldo

Foram os jesuítas belgas que catalogaram a vida dos santos da Europa do Norte na obra publicada em 1.600, citaram neste dia o nome de santo Aldo.

Ele era solitário, pois um devoto ermitão que se tornou monge, do mosteiro fundado pelo irlandês São Columbano, na cidade de Bobbio, vizinha de Pavia, cidade que guarda as suas relíquias. Aldo foi sepultado primeiro na capela de São Columbano e depois transferido para a basílica de são Miguel, daquela cidade, na Itália.Não foi possível saber a data e o lugar do seu nascimento. Mas existem informações que viveu no  século VIII, que era obscuro historicamente. 

A tradição fala que Aldo era um monge carvoeiro de Carbonária e um ermitão. Os monges de sua comunidade construíam uma cabana para si, de madeira ou de pedra, onde ficavam nas horas de oração e moravam. Depois saíam para o trabalho diário, onde ganhavam o pão com o suor do rosto. Suas relíquias estão em Pávia, cidade que durante um período foi a capital do Reino da Europa do Norte, conhecido como Lombardo. É provável que nasceu nesta região, pois a origem do seu nome "Ald" é uma palavra da Europa do Norte que significa "velho", e parente do nosso Aldo "ancião", ou melhor "homem maduro".

Ele se dedicava á oração e profundo contato com Deus. Não se afastava da comunidade, mas contribuía para sua edificação com o exemplo de uma vida santa e uma caridade ativa. Foi canonizado e muito conhecido nos países da Europa do Norte, especialmente na Irlanda. A Igreja o declarou "Padroeiro dos Trabalhadores", e o celebra neste dia, indicado como o da sua morte.

fonte: www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário